Nutricosméticos, você sabe o que é?

Os nutricosméticos, também conhecidos como “pílula da beleza” estão no mercado já há alguns anos, a proposta é promover beleza “de dentro para fora”, seja com ativos, vitaminas, minerais, antioxidantes, dentre outros.
Além de prevenção na maioria dos casos, os nutricosméticos também são utilizados para tratar desordens estéticas (celulite, flacidez, acne.)

As vitaminas, minerais, óleos e proteínas são algumas das substâncias que constituem os nutricosméticos. Esses devem ser derivados de alimentos, caso contrário, podem ser considerados medicamentos, tendo a sua utilização para a melhora do aspecto não só da pele como dos cabelos e das unhas.

Com a crescente busca por um envelhecimento e estilo de vida saudável, tais produtos ganharam destaque no mercado.

Os nutricosméticos possuem elementos que previnem a queda capilar, o envelhecimento, dentre outros benefícios corporais e faciais. Em conjunto a ação cosmética, unindo à nutrição à saúde do corpo e da pele, essas substâncias têm como objetivo potencializar os resultados para o tratamento da pele em associação com os produtos cosméticos de uso tópico. Fatores que tem uma relação com a diminuição de beleza e com o envelhecimento podem ser beneficiados por combinações completas e concentradas de nutrientes, vitaminas, minerais e outros compostos bioativos.

A seguir, destacaremos 5 nutricosméticos:

Ácido Hialurônico: Possui ação hidratante, revitalizante e antirrugas. Encontra-se em maior quantidade na pele e ajuda a reter mais de 1000 vezes o seu peso em água no interior das células da pele, tornando-o um excelente hidratante.

Colágeno: é uma proteína natural e um componente já presente na pele. O colágeno, a elastina e a queratina conferem à pele a sua resistência, elasticidade e estrutura. O corpo produz naturalmente o colágeno, mas essa produção está gradualmente comprometida como parte do processo natural de envelhecimento.

Beta Caroteno e Licopeno: Estes compostos pertencem à classe dos carotenóides. Dietas contínuas com estes ativos melhora a fotoproteção e aumenta ligeiramente a dose mínima de eritema. Muito utilizado por mulheres que procuram aumentar o nível de bronzeamento.

Selênio: A L-selemetionina, formada pelo selênio, tem capacidade de neutralizar os radicais livres e apresenta ainda uma ação antioxidante.

Silício Orgânico: O silício orgânico desempenha um papel essencial na saúde humana. Esse importante oligoelemento regula o metabolismo de vários tecidos particularmente dos ossos, nas cartilagens e é elemento chave dos tecidos conjuntivos. Na pele, é indispensável à síntese das fibras de colágeno e de elastina, conferindo-lhe elasticidade e flexibilidade.

Referências:
1.  Anunciato T. Nutricosméticos. 2011;112. Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/60/60137/tde-20092011-210914/
2.  Nandhara Brunel, Müller Simony. ESTUDO DAS ATIVIDADES DO LICOPENO NA PELE: UMA REVISÃO SISTEMATICA. 2017;1–19.
3.  Battisti B. Nutricosméticos no processo de envelhecimento de mulheres. 2013;112.
4.  Chapanski, Camile; Santos K. NUTRICOSMÉTICOS : UMA ESTRATÉGIA CONTRA OS DANOS CUTÂNEOS INTRODUÇÃO. 2017;13.

Deixe um Comentário

0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar